sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pescador de Ilusões

São 03h00 e toca o alarme do celular: É hora de ir pescar!
Frio, neblina e garoa fina não ajudam muito, mas a vontade de sair da cama nestas condições, fomentam a diversão que está por vir. E olha, põe diversão nisso pois não é fácil sair da cama nesse horário.
Ainda mais que o que se espera é muito, mas muito frio, mas com garantia de boas risadas...
Ok, tô saindo de casa com a moto, o ponto de encontro é na casa do meu primo, alguns quarteirões de distância. Lá vou eu parecendo uma muambeiro cheio de acessórios que serão úteis para a pescaria, dentre eles a marmita, roupa pra chuva, água, suco e o que mais for necessário para esquentar, pelo menos a barriga!
Vamos carregar a kombi, ou kombosa carinhosamente conhecida. Tudo pronto, não tá faltando nada! Embarcamos para ir buscar outro maluco que nos acompanha nesta aventura.
Todo mundo pronto: Eu, Sidão, Marcão e nosso fiel companheiro "mosquito", o cachorro do meu primo. Eita estrada boa, não se vê absolutamente nada pela frente. Uma neblina tão baixa que parece cena daqueles filmes de terror de quinta categoria. Eu de co-piloto tentando ao máximo me esforçar para enxergar a estrada pela frente. Nossa descobri que não enxergo nada!
E tome estrada, escuro e muito frio à cada Km percorrido. Quanto mais avança, mais gelado fica. Há que se dizer que a adrenalina aumenta também, afinal pescar não é tão monótomo como muitas pessoas acham.
Estamos há alguns metros, passados aproximadamente 01h20 de viagem. Chegamos!
O local é uma barragem localizada na cidade de Biritiba Mirim, mas que nesse momento só se conseguia enxergar mesmos eram as estrelas. Paisagem fantástica!
É hora de pegar o barco. Cara eu nunca tinha andando de barco, parecia uma criança quando ganha sua primeira bicicleta e não vê a hora de andar. E assim começa nossa jornada, isso já são quase 06h00 da manhã. Tira o barco da garagem, encaminha de encontro ao lado, acopla o motor. A medida que vamos preparando o equipamento, o dia clareia e revela a beleza de um cenário que eu mau fazia idéia de tão perto que ficava daonde eu moro. Eu também não sabia que um barco era tão leve, facilmente colocamos ele na água.
Motores ligados, deixamos a margem em direção ao ponto estratégico da pescaria. São muitos anos que meu primo e sua turma conhecem o local. Muitas estórias pra contar, afinal, pescador que é pescador sempre tem alguma estória na manga.
Cara, que lugar maluco de bonito. Um cenário que em poucos minutos começa a fazer com que você se desligue do mundo real, e apenas esteja ali...A natureza, o vôo da garça e o som da represa. Um friiiio, pataqueoparau absurdo! Mas tai, quer pescar tem que aguentar as consequências.
Como diz a música do meu amado time: "Aqui tem um bando de loucos, loucos por ti Corinthians", ali tinha um bando de loucos também: 03 loucos pescadores que acima de tudo encaram qualquer parada por uma boa pescaria e detalhe: Só havia a gente no local, nenhum outro "louco" ousou em compartilhar conosco dessa situação...
E olha, inclusive os peixes. Pescaria nesta situação e sem peixe, que dureza!
Passamos grande parte do dia ali, sentados com frio na esperança de que grandes peixes fossem fisgados, e nada...Até que por ventura, uma ou outra ocasião pintava uma Tilapia bonita, um lambari pequenininhooo que servia de isca para pescar os bonitos Black Bass, que aliás, um de nós teve a sorte de pescar. E olha, acredite se quiser com anzol número 2 da hansurane, ideal para lambari...Um feito inédito, mas você leitor que não entende nada de pescaria como eu, não vai dar a mínima importância para esse fato!
Falando em natureza, mosquito nosso fiel mascote não desgrudava das graciosas aves que nos faziam companhia. Houve uma garça que passou o dia inteirinho voando de um lado para outro, por que o filhoduma@#$%¨& do cachorro não deixava a pobre ave em paz. Se fomos procurar sossego e reflexão para os dias dificeis da semana, a garça muito provavelmente adorou nossa estratégia de tirarmos dela o sossego costumeiro, rs!
E ali, sentado passei grande parte do dia refletindo sobre a vida e a beleza que temos nas mãos e que não valorizamos. Esse elo com a natureza é algo que pouco se discute pois ninguém entende o que estar em sintonia com ela. Ar puro, liberdade e o som do lugar é algo que muitos não vão compreender a tempo ainda de salvarmos o nosso planeta! Aproveite enquanto há tempo!
E assim foi, muitas piadas, gargalhadas, muitas estórias engraçadíssimas de outros companheiros de pesca que ali já estiveram, e deixaram suas marcas registradas! Muito, mas muito mais engraçadas as estórias do que as do Didi no domingo pelo almoço!
É quase 16h00 já, pescamos na média 06 peixes cada. Só! Coloca tudo no barco como começou, volta e guarda o barco. Mas ali fica a vontade de voltar de novo, e mesmo que não haja peixes (o que achamos pouco provável), o fato de estar ali naquele lugar vale muito mais do que qualquer sala de cinema, shopping center ou até mesmo aquele mesa de bar, pra assistir ao jogo de futebol da tarde!
A propósito, hoje é aniversário da minha mãe e eu quero dizer apenas que eu AMO MUITO ELA! Felicidades e obrigado por ter me colocado no mundo.
Enfim, termino essa crônica explicando que, não importe quantos peixes você pegue, ou se pescaria é coisa de velho, velho todos seremos um dia! Isso não importa.
O que importa são estes momentos valiosos que não voltam mais atrás!
Pescaria é um elo de ligação com a natureza onde é possível compartilhar de bons e maus momentos, sejam eles positivos ou negativos, enfim, é um espaço em que você pode falar com você mesmo e descobrir muito mais do que imagina, a pessoa que é e o potencial que pode trazer para ajudar ao próximo!
"Se por alguns segundos eu observar, e só observar
A isca e o anzol, a isca e o anzol...Ainda assim estarei pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto e curioso...
Valeu a pena, valeu a pena!
Sou pescador de ilusões"






Nenhum comentário:

Postar um comentário