segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dia mundial do Rock

"Well, it's one for the money,Two for the show,Three to get ready,Now go, cat, go.
But don't you step on my blue suede shoes.You can do anything but lay off of my Blue suede shoes." Elvis Presley


Hoje é dia mundial do Rock! Você sabe por que?



Live Aid foi um concerto de rock realizado em 13 de julho de 1985. O evento foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia. Os concertos foram realizados no Wembley Stadium em Londres (com uma platéia de aproximadamente 82,000 pessoas) e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia (aproximadamente 99,000 pessoas). Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e Japão. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo. Desde então, o dia 13 de julho foi eleito o dia mundial do Rock! E para comemorar esse dia, eu fã declarado deste velho estilo fui visitar os estudios da rádio Kiss, em SP. De férias, vida boa levantei lá pelas 10h30 e já engatilhei no cd player um hino para começar o dia: I Feel Good. Tomei um banho e uma rápida passada de olhos nas notícias, tomei o caminho a pé da estação de trem para ir na Av. Paulista 2200, no décimo quinto andar, mais precisamente KissFM. No percursso de trem, eu que vivo me sentindo "um estrangeiro passageiro deste trem, que não passa por aqui e não passa de ilusões", fotografava cada momento desta segundona ensolarada o cotidiano das pessoas que dividiam comigo o vagão daquele trem. Alguns ainda em ritmo de fim-de-semana, outros chateados com a derrota do meu Corinthians (tudo bem, não se pode ganhar todas sempre), outros falando das pessoas do trabalho, outros dormindo, enfim várias situações simultaneamente mas em nenhum momento eu vi alguem cantando algum clássico do bom e velho Rock. Claro, esse alguem tinha que ser eu. Fui cantarolando discretamente as músicas que marcaram e ainda marcam a minha vida. A expectativa era muito grande, afinal são 8 anos de estrada ouvindo todas as madrugadas, manhãs, tardes e noites duranteo trânsito de volta pra casa. Quase chegando lá, subindo as escadarias do metrô me deparo com uma baita fila para entrar. Não imaginava que essa visitação, como eles chamam de "open house" fosse esse sucesso todo! Vejo as várias diferenças de idade, desde os tiozinhos do Rock até garotinhas rockers com a libido a mil! Fila de playcenter, é isso que eu precisava lembrar: Com direito a carimbinho nas mãos e tudo! Sobe o elevador, capacidade máxima 19 pessoas (eu contei 25 mas tudo bem), tinha algumas pessoas tão magras que se abria uma exceção nessa conta. Abrem-se as portas, começa o espetáculo. Eu nunca visitei uma rádio e por ser a primeira vez, acertei em cheio na escolha! Somos conduzidos em grupo para a sala de recepção, ganhei chaveiro, adesivos e chegando lá, encontro até a galera do Kisscover à rigor inclusive, ultrajados hehe (trocadalho do carilho). Enquanto aguardamos para entrar na sala do estudio, ouço uma garota expirrar por duas vezes seguidas, à quem muito educadamente sou, digo: "-Saúde" duas vezes. Na terceira eu disse que cobro $ 3.00 pela gentileza....piada horrível, mas que arrancou algumas risadas de quem estava ao meu lado. A pizzaria 1900 estava lá servindo de cortesia fatias de pizza e refrigerante na recepção dos ouvintes, show de bola pela pizza e pela idéia, ainda mais que, eu estava MORRENDO de fome e nem café havia tomado. Uma boa pedida para visitar nos fins de semana é essa pizzaria, presentes em diversos bairros de SP. Entramos no estudio, encontramos Henry do Carmo e Alexandre Gomes preparando o discurso de chamada nos intervalos. Eles dizem que não sabem o que dizer, mas que participariamos da edição. Cada um de nós teve direito à anunciar o nome e localde onde éramos. Entramos inclusive com a turma do Kiss Cover que imendou uma palhinha de Rock´n´Roll all nite, jóia! Cumprimentos, muitas fotos e falas rápidas, mal entramos já somos convidados a nos retirar! Uma pena, mas havia um batalhão de pessoas esperando por esta oportunidade lá fora . Fora do estúdio, pequena exibição de dois instrumentos da história do Rock: Uma gibson ES335 e um Hofner slide guittar, utilizado peloJohn Lennon. Os instrumentos são do Marcos Rampazzo (www.vintageguitar.com.br/m_marcus.shtml), que é um fãnatico pelos Beatles e tbm músico conhecido no cenáriomusical, com apresentações em diversos canais de TV e pela banda cover Beatles. A gibson é exatamente igual aquela que o Michael Jay Fox usou no De volta para o futuro, show de bola! Tinha um amigo lá na Kiss tão maluco quanto eu, já tiozinho, mas gente fina! Ele que tirava as fotos pra mim enquanto eu delirava com o cenário. Fica aqui meus agradecimentos mais uma vez!E claro, tirei foto tbm com a simpatissíssima Rosângela Alves, locutora da Kiss que abrilhanta nossas quintas durante o Kiss club! Enfim, felicidade de pobre dura pouco e tinhamos que ir embora. Não tinha pensado em deixar um currículo lá, seria uma boa essa idéia! Muita vibe aquele lugar...Bom de barriga vazia, o corpo não para em pé! Aproveitando a vibe paulistana, estiquei o percursso até o Mercado Municipal para almoçar. Fui comer aquele pastelzinho de bacalhau e claro, aquele lanchinho pequeno de mortadela. Morram de inveja! Bora pra casa? Chegando na estação, tinha certeza que tinha exatos $ 2,55 da passagem e acreditem: Faltava $0.20 pra comprar a passagem. Pqp e ali não tinha nenhum caixa eletrônico. Logo, andei alguns quilômetros a pé por causa de míseros centavos pra voltar pra casa. Já na estação, depois de praticamente ser empurrado para dentro do trem (o fato é que agora na plataforma existe um sistema de esteiras que te empurram para dentro do trem, não sendo necessário sua locomoção por impulso). A verdade é que ocorre a festa do boiada meu, tudo por um assento confortável, francamente...Dormi feito uma criança no trem, fui acordado por uma senhora do meu lado dizendo que já estava no ponto final....hilário não? Enfim, estou aqui agora me despedindo desta história e deste dia bacana que vai ficando pra trás!


Mas fica aqui uma certeza que nunca morre: Só o Rock salva!


"E ele era velho demais para o Rock'n'Roll, mas ele era jovem demais para morrer.

Não, você nunca será velho demais para o Rock'n'Roll e jovem demais para morrer.


And he was too old to Rock'n'Roll but he was too young to die.No, you're never too old to Rock'n'Roll if you're too young to die." Jethro Tull


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário