terça-feira, 14 de julho de 2009

Outra vez?


"Wake up, it´s morning KissFM", pois é mais um dia chegou enquanto eu me despreguiçava ouvindo a rádio mais rock do Brasil (quem não sabe, eu tenho esse vício de dormir ouvindo música), é até uma forma de saber que a gente não tá sozinho, dá um certo terror interno o fato de pensar que às vezes quando estamos sozinhos, bate aquela assombração momentânea da solidão. Não, não estamos sozinhos mas é fato que todo mundo tem um"q" de medo da solidão, vc não?
Até o fim de nossas vidas, as pessoas que mais gostamos não estarão mais aqui. Algumas ficarão conosco, outras deixarão este vagão para descer na próxima estação e isso é uma certeza que todos sabemos. Esse assunto é até um pouco melâncólico, e dá uma certa angustia parar pra pensar nisso. Eu fico imaginando como será minha vida daqui alguns anos e minha reação quando não as tiver por perto. É triste saber que isso um dia vai acontecer, com qualquer um de nós e por isso todos os dias eu tento estar ao lado de todas elas. Não é fácil sempre estar junto quando queremos, mas um telefonema muitas vezes é um alívio para os nossos corações. A nossa alma inquieta sempre busca atenção nos sentimentos que muitas vezes desperdiçamos ao longo de nossos dias, semanas e anos, é uma certeza não é?. Eu que tenho pensado nisso desde que sou garotinho, hoje um maluco barbado, penso mais ainda! E vejo que o tempo urge, passa como um foguete e as pessoas que tanto amo estão envelhecendo, assim como eu. Morremos à cada manhã, mórbido não? Ao mesmo tempo que você desperta para um novo dia, uma vida te esperando lá fora, seu corpo envelhece...a grande juventude está dentro de nós, e não em nossa aparência física. Sejamos jovens de espírito e velhos apenas nas roupas em que estivermos usando. Se mesmo assim, você quiser aparentar um ar moderno, mantenha apenas o vocabulário atualizado para as próximas gerações! Se não quiser trocar suas calças por um modelo mais justo, use as largas, as "bags oitentistas", ou até mesmo as famosas bocas de sino, fique a vontade. O importante é não envelhecermos aqui dentro nessa luzinha que nos movimenta pra frente, sempre e nunca pra trás! Se começar andar pra trás, puxe o freio de mão enquanto haja tempo. Livre-se dos fardos e apenas carregue consigo uma máquina fotográfica para registrar os momentos de alegrias, paisagens, pessoas, lugares...Guarde um pouco de cada coisa que te faça feliz, livre-se dos problemas, você deve esquecê-lo, ist0 é viver, é aprender (hakuna matata)...mas é verdade, o que levaremos conosco quando descermos deste vagão também? Corrigir coisas do passado? Remexer em ferida será uma boa idéia? Ou, haverá de existir uma outra possibilidade que conserte tudo que não gostaria de ter feito? Como? Eu tbm não sei, se você descobrir me conte peloamordeDeus!
Hoje eu fui visitar meu sobrinho, ele está maravilhoso! Está grande, cada vez que o vejo com uma expressão facial diferente, aspirando a vida que o espera pela frente. Está envelhecendo, mas jovem ainda e cheio de saúde. Ele está querendo falar, morde tudo agora está começando os primeiros sinais dos dentinhos...Fico bobo de ver. Eu tenho tentado dar uma disfarçada, não ficar muito em cima, dá impressão às vezes que somos chatos de ficar grudado o tempo todo, mas aqui dentro sinto uma vontade enorme de ficar com ele à todo instante. Ele por mais cedo que seja ainda, é o tipo de pessoa que quero aproveitar muito até enquanto eu estiver aqui.
Rolou hoje uma coisa bacana, eu que costumo ser tão criterioso para algumas coisas (chato na verdade), mas eu fui assistir ao filme do Harry Potter 6 com minha noiva e que, tudo deu errado. Perdemos a chance de assistir a pré-estréia em duas ocasiões e, pra não perder a viagem sobrou duas opções: A era do gelo e 17 outra vez. Pqp, eu jamais escolheria o 17 outra vez, até por que tem pinta daqueles filmes adolescentes americanos onde tudo que acontece, a gente já viu na sessão da tarde. Pode até ser, mas por incrível que pareça ficamos com esse pra ver. E o filme conta a história de um cara que teve seu momento para conquistar uma grande carreira, mas deixou por outras escolhas. Frustrado com sua vida atual, tem a chance de voltar novamente aos 17 anos de idade e criar um cenário diferente na sua vida, na familia e nos amigos que estão ao redor. O filme tem um roteiro interessante neste ponto de vista, que me fez pensar seriamente no que eu faria se tivesse 17 outra vez? Falando de angústia, o tempo que passa neste expresso em que viajamos, não seria interessante voltar e aproveitar um pouco mais as coisas pelas quais fariamos tudo por um novo reprise?
Eu me lembro com saudades neste coração apertado dos últimos sete anos que se passaram...Foram ótimos, talvez não mudaria nada, mas teria feito algumas coisas que não tivesse acertado até então. Tomaria outras atitudes, talvez com um pensamento mais maduro de hoje, seria um outro lunático naquela situação. Sérgio Britto canta em epitáfio: "Devia ter arriscado mais e até errado mais, ter feito o que eu queria fazer...", talvez se eu tivesse ouvido essa música nessa época, com certeza eu teria uma outra percepção hoje em dia...Sorte de quem teve! Arrependimento? Nenhum, mas faria questão de ter tido mais tempo de estar com as pessoas que me deixaram na última parada. Neste filme, mesmo com os besteiróis americanos do colegial, até por que, estes mesmos besteróis nos alegram de vez em quando, eu vi que ali de uma forma meio que metafórica rolou um flash-back da minha saída da adolescência para a vida adulta. E sabe, é gostoso demais lembrar dessas coisas. Muitos amigas(os) ficaram pra trás, gente que eu gostava tanto e nunca mais vi. É tudo muito gostoso quando se aproveita na época certa e hoje, é tudo nostalgia...sempre é! Pergunte aos nossos pais, eles dirão com um imenso brilho nos olhos. Faça o teste!
Time out, fim da sessão e rumo de volta pra casa pensando que, como não terei meus 17 outra vez, espero curtir melhor o meu presente de cada dia, até por que hoje eu tenho essa maturidade e talvez, disfarçada mas aquela sensação de arriscar nas coisas sem se importar com o que virá pela frente. Essa emoção juvenil só se sente uma vez e se você não toma cuidado, ela vai embora. Para alguns ela nunca mais volta, e quando volta, pode ser tarde demais...
Tô ligando a rádio e ouço Shipbuilding de Elvis Costello...e por incrivel que pareça, ela conta a história de um cara que vive sua vida à cada dia, construindo navios sem nada que seja diferente na sua rotina e que por alguns momentos, durante essa tarefa ele pensa que "com toda a vontade do mundo, mergulharia para a querida vida, quando podíamos ser mergulho de pérolas ao invés de olharmos cartões postais e fotografias e lembrar de um passado que ficou pra trás".

Fim da transmissão!

3 comentários:

  1. A gente esquece o quanto está envelhecendo no dia-a-dia, porque a nostalgia é muito especial e aparece em momentos específicos (alguém morre, alguém casa, é sexta-feira a noite e estamos sozinhos ouvindo aquele disco do smiths empoeirado, alguém vai ao cinema, algo acontece para nos tirar da rotina e olhar pra vida).
    Aí que perder os amigos, os cabelos e os dentes para a vida fica mais do que normal, porque na verdade, nem dá tempo de a gente perceber...
    E a gente se pega num momento na ridícula tentativa de tentar entrar naquela calça bag do Mc Hammer velha e ridícula, de ligar para amigos que do passado e tentar marcar um programinha, de querer marcar um churrasco de reencontro da galera toda... E isso tudo assusta quando acontece, porque o churrasco acaba sendo um tapa na nossa cara. A gente, na verdade, não queria encontrar aquelas pessoas casadas, cansadas, com filhos. A gente queria encontrar aquelas com quem andávamos de skate e ouvíamos beatles bebendo fanta-laranja-com-vodka na porta da escola... Só que essas, citando você, "morreram um pouco todo dia" e agora, já era, vamos todos ficar carecas e tiozões. O reencontro muitas vezes não funciona e é frustrante porque, de um modo geral, não são aquelas pessoas que queremos encontrar, mas o que elas foram em 1999, o que significaram, o tempo que representam... É um bilhete de volta pro passado que a gente quer e, vamos encarar: voltar no tempo (esde que o carro do McCoy quebrou) não é possível.

    Eu concordo com o senhor, seu Tico, precisamos aproveitar a vida todo dia de manhã, até aqueles frios e chuvosos. E mais ainda, a gente precisa ficar um pouco mais atento para as necessidades humanas, que são mais do que comer e dormir, são de partilhar momentos... Assim, talvez as pessoas importantes "passem" menos e tenhamos a oportunidade de envelhecer juntos.
    Mas o mais importante, na minha opinião, é deixar passar. Correr atrás do tempo é perder tempo... É preciso aprender que a vida passa, o tempo passa, as pessoas passam. É preciso aprender a deixar o passado ir e criar um novo presente. We need to know how to let it go. É preciso olhar pra frente. É preciso saber viver...

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, meu comentário ficou quase do tamanho do seu post!

    Mas é que, bem... O que vc escreveu me fez pensar e eu quis colocar "um pouquinho" do que pensei aí. Nem pedi licença porque sou mal educada mesmo. :)

    P.s.: Oi, eu sou a Jô, você coisou meu twitter, eu coisei seu twitter, a gente tá coisado e eu vi o link lá, etc. :)

    ResponderExcluir
  3. Acho que meu comentário foi apagado ou coisa assim... Enfim, deixo aqui a mesma mensagem...
    Num dia triste e cinza como o de hoje, as lembranças acabam se tornando nosso enorme ponto de interrogação... Vou devanear com as palavras de outro titã:
    (...) é bom olhar pra trás e admirar a vida que soubemos fazer.
    É bom olhar pra frente. É bom, nunca é igual(...)

    Amigo é o irmão que a gente escolhe em vida. Obrigado por ser meu irmão.
    Bjo no coração.

    ResponderExcluir