segunda-feira, 8 de março de 2010

Afinal, o que é a amizade verdadeira?

Sei que parece piegas (piegas é aquele “que apela excessivamente para o sentimento”), mas é verdadeiro dizer que eu faço amizade facilmente!

Mas é justamente ai aonde eu quero chegar: “Fazer amizade facilmente”. Como diria o Zagallo: “-Ai sim fomos surpreendidos novamente!”

Existe uma diferença grande entre ser extrovertido e ser amigo! No dia a dia, ser social, compartilhar das mesmas semelhanças com as pessoas com o tempo logo resulta em “amizade”.

No meu caso, é o tipo de pessoa que bastou um “-Olá, tudo bem?”, pronto: Já pode dizer que vai sair boa coisa disso tudo!

E nisso ai, modéstia parte, eu consigo fazer facilmente. Talvez seja uma questão de “socialidade ao extremo” ou apenas por que é característico ser solícito demais!

Mas de socialidade ao extremo, está cheio de amizades relâmpago. Aquelas que duram alguns dias, meses a até minutos, típico daquelas conversas de metrô, trem, fila de banco, onde você encontra alguém que nunca viu na vida e fala de tantos assuntos simultaneamente, que parece se conhecerem há anos. Depois disso acaba num até logo ou um simples tchau!

Não existe ao certo uma definição de “bons lugares para se fazer amigos verdadeiros”, mas ela a amizade está em todos os lugares, cabe à você bom pescador acertar na isca e fisgar aquela que lhe renda uma bela degustação, pois amizade boa mesmo é aquela que você se alimenta por anos e nunca acaba!

Daí que lugares exemplos para se ter amizades que durem pra sempre, geralmente são: Escola, Vizinhos da mesma rua e o trabalho. Geralmente, em essencial os dois primeiros exemplos perduram por muito tempo, pois são períodos da sua vida que a inocência fala mais alto, e não existe em si um ato de maldade que promova interesses na relação. O terceiro exemplo, o trabalho, depende muito, até por que, por mais que você seja sempre honesto e fraternal, nunca se sabe quem está do outro lado. Mas é um risco que se corre sempre em todos lugares, não necessariamente neste cenário.

Mas o fato é que, amizade verdadeira não escolhe lugar pra acontecer e muito menos avisa com data e hora!

Na pouca vida que tive até então, já pude experimentar por diversos tipos de aprendizado sobre a amizade. Tem aquela que só se encontra em momentos específicos: famosa turma do chopp e jogos de futebol que não dispensa esse encontro por nada. Mas geralmente só ocorre de Quartas, Sábados ou Domingos, dependendo da situação. Tem também a galera da pelada (futebol), que é um catadão desta turma do chopp semanal mais um agregado de amigos dos amigos desta turma que vez ou outra, sem encontram pra correr atrás a bola, e que pode ser compreendido também como evento de quartas, sextas ou domingos de manhã.

Tem a turma também dos músicos (no meu caso, uma das tentativas na vida de ser), que são aqueles caras que formam uma banda e depois de 5 ou 10 anos, continuam amigos, compõem juntos, bebem juntos, tocam juntos em algumas ocasiões, também periga de ter algum envolvimento com os jogos de futebol e as peladas.

Sem contar é claro, nas amizades da família, aqueles 2 ou 3 primos que mais se identificam com você e que partilham do tempo incomum para estarem juntos, podendo ocorrer também em fusão com a turma da pelada, do jogo de futebol e coincidentemente com os músicos beberrões talentosos.

Bom, aquele amigo(a) da escola, o famoso melhor amigo(a), esse(a) sim da dor no coração. Descobri que depois que você sai da escola, entra na faculdade, namora, trabalha, ixi...Tantos motivos vão te afastando do nobre amigo (a), mas é natural. Faz parte da vida escolhermos caminhos diferentes. Pelo menos, no dia do aniversário, é de praxe cada um ligar e desejar bons votos! O interessante é que nestes poucos encontros, surgem as lembranças daqueles anos memoráveis e detalhe: Não passa um detalhe em branco, é como sempre se fosse ontem!!!

Então na vida, chega um dia que surge o candidato à se tornar o amigo do trabalho. Chega como não quer nada, não te oferece nada mas também não te pede nada!

Fica ali acompanhando você, o que faz, que pensa, pra que time torce e aos poucos vai se fazendo perceber detalhes tão incomuns que chega ser irritante a ironia do destino em fazer tudo parecer igual.

E você fica tão desacreditado que, acha que pode ser uma armação traiçoeira. Alguns casos sim, mas na maioria das vezes pra mim nunca ocorreu!

E então, vai se passando os dias, a convivência com aquela pessoa que algumas vezes te fez rir em excesso, outras te faz chorar quando falta ao trabalho e sobra tudo pra você fazer (risos).

Mas você descobre que, em tão pouco tempo teve a oportunidade de conhecer alguém que partilha dos mesmos ideais e que, você absurdamente passa a gostar dela.

Vai embora e ri durante o caminho sobre aquela conversa da hora do almoço, ou até mesmo aquele furo de trabalho para tomar um xícara de café (que geralmente são copos descartáveis).

A grande sacada é que nem sempre a amizade verdadeira é aquela que você elege. A amizade verdadeira está em todos os lugares e pode acontecer da maneira que menos se espera. Você pode até apontar algumas pessoas e achar que são seus melhores amigos, mas nem sempre é assim. Eu duvido que, se você fizer uma reflexão sobre isso, teria imaginado que aquele que você não escolheu, chegou um dia e virou sem dúvidas seu melhor amigo!

Enfim, baseado nisso tudo, aos meus amigos que estão lendo essa tentativa que eu chamo de crônica (estou há anos querendo escrever uma e não consigo), posso dizer o seguinte: Não importa qual seja o tempo em que nos conhecemos, dias, meses, anos até, o que importa é a intensidade deste encontro e como ele passa a acontecer em seguida.

Como um raio que corta os céus de tão intenso, vocês são sem dúvidas essa mesma intensidade que eu chamo de: Amigos Verdadeiros!

Um comentário:

  1. O máximo! Adorei! Também adorei estar te conhecendo a cada dia, tem sido muito divertido nossos encontros a tres com a Li, uhaahu eu me divirto tanto que chego a ficar depressiva depois hauhuahua a não ser quando estou sob o efeito do vinho que vc trouxe nesse almoço uhahua.
    Está sendo ótima essa amizade!!! Empolgante diria.

    ResponderExcluir